Atendimento
Segunda a sexta: das 8h às 17h

O que é PGR (Programa de Gerenciamento de Riscos)?

Postado em: 03/10/2022

Você já ouviu falar no Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR)? Essa é a medida que substituiu, recentemente, o Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA), constituindo uma nova regulamentação para a empresa se adaptar.

No conteúdo de hoje você vai saber mais sobre esse novo programa e como implementá-lo na companhia. Tenha uma boa leitura! 

o-que-e-pgr-programa-de-gerenciamento-de-riscos

O que é o Programa de Gerenciamento de Riscos?

O PGR é um programa que, como o próprio nome já diz, visa minimizar e controlar os riscos no local de trabalho. Ele foi estabelecido pela nova atualização da Norma Regulamentadora 1, com o objetivo de otimizar a prevenção e a proteção dos colaboradores.

Os riscos a serem controlados no local de trabalho podem ser:

  • físicos;
  • químicos;
  • biológicos;
  • ergonômicos.

São considerados tanto os perigos de acidentes quanto as doenças ocupacionais, de modo que ambos são responsabilidades da companhia. Entenda como funciona o programa!

Como o Programa de Gerenciamento de Riscos deve ser aplicado?

O Programa de Gerenciamento de Riscos é uma ação obrigatória para todas as empresas que atuam na CLT, sendo uma excessão apenas para os Microempreendedores Individuais (MEI). Existem as normas particulares para as Empresas de Pequeno Porte (EPP) e as Microempresas (ME), mas aqui vamos focar na regulamentação geral.

O Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR) consiste em 4 etapas:

  • mapeamento e identificação de todos os fatores de risco — de qualquer ordem — na companhia;
  • avaliação e detalhamento de cada uma dessas fontes de risco, identificando também quais profissionais estão mais expostos a elas;
  • determinação de ações para eliminar ou minimizar esses riscos, além de ações para lidar com suas possíveis consequências, caso venham a se concretizar;
  • implantação dessas medidas na prática, informando aos funcionários quanto à sua aplicação.

As medidas preventivas tomadas no PGR podem incluir, por exemplo, a utilização de Equipamentos de Proteção Individuais (EPI’s) e o oferecimento de treinamentos para as equipes, de modo a torná-las mais capacitadas para evitar os riscos. 

É necessário monitorar os resultados do PGR e adaptá-lo sempre que necessário. É preciso, ainda, elaborar um documento com as ações do PGR e também atualizá-lo a cada alteração. 

Quais são os benefícios do Programa de Gerenciamento de Riscos?

O PGR proporciona vantagens para a empresa e para o colaborador. A organização se mantém dentro das normas trabalhistas, evitando multas e indenizações, e ainda se protegendo contra possíveis processos de seus funcionários — já que tem uma comprovação de que lidou com os riscos de forma adequada.

Os profissionais, por sua vez, contam com um ambiente mais seguro, saudável e agradável. Isso proporciona um maior bem-estar, que reflete na sua qualidade de vida e, assim, na sua produtividade.

O Programa de Gerenciamento de Riscos é uma medida importante para a proteção de uma empresa e dos seus funcionários. Não deixe de realizá-lo da forma adequada, contando com um médico da saúde ocupacional ou um especialista em segurança do trabalho.

Esperamos que tenha gostado de saber mais sobre o Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR). Para mais informações é só entrar em contato!


O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.