Segurança no Trabalho: saiba adotar medidas preventivas para reduzir os riscos jurídicos
Postado em: 12/12/2022
A Segurança no Trabalho é um conceito fundamental para o bem-estar de uma empresa e de seus funcionários. No Brasil, diariamente ocorrem vários acidentes ocupacionais, que muitas vezes levam os profissionais a óbito. Assim, é essencial aperfeiçoar as práticas preventivas e se conscientizar sobre o assunto.
No conteúdo de hoje você vai saber mais sobre esse conceito e conferir dicas para aplicá-lo. Tenha uma boa leitura!
O que é segurança no trabalho?
A “SEGURANÇA NO TRABALHO” é um conceito que traz um conjunto de práticas para garantir a integridade dos funcionários e sua capacidade de trabalhar. A ideia é prevenir acidentes e doenças ocupacionais, garantindo um ambiente adequado para as pessoas, minimizando, eliminando e controlando os riscos existentes.
Com a segurança no trabalho, a empresa se torna um local mais agradável de se atuar, a produtividade é otimizada e os direitos dos funcionários e da organização são protegidos. É importante adotar essas práticas, também, para evitar processos trabalhistas e riscos judiciais, que podem implicar em muitas e restrições para o negócio.
Como adotar medidas de prevenção para a segurança no trabalho?
Para cumprir adequadamente com as práticas de segurança no trabalho, é importante seguir as leis e manter um acompanhamento desses aspectos, buscando sempre garantir o melhor para sua equipe no dia a dia. Para explicar melhor, separamos a seguir algumas dicas iniciais. Confira!
Faça o mapeamento dos riscos ocupacionais
É importante identificar os riscos existentes em cada atividade e ambiente da empresa, compreendendo seus detalhes e investindo na prevenção. Identifique o número de funcionários por ambiente e em toda a companhia, as características de cada local, as funções desempenhadas, os equipamentos e materiais utilizados e os riscos de cada procedimento.
Esses riscos podem ser químicos, físicos e biológicos, sendo importante mapear cada agente e o número de colaboradores expostos. Com essas informações, a empresa verifica os pontos onde a segurança no trabalho deve atuar.
Forneça EPIs e EPCs
A empresa deve fornecer Equipamentos de Proteção Coletiva e Individual, de acordo com os riscos de cada ambiente e atividade. São materiais como luvas, aventais, máscaras, capacetes, alarmes e extintores de incêndio.
Além de fornecer e ensinar os profissionais a utilizá-los, é importante fiscalizar e substituir esses itens sempre que necessário — cumprindo os prazos adequados para cada equipamento. É preciso, também, conscientizar os profissionais sobre a importância desses materiais, orientando-os a não retirá-los ou desprezá-los durante o trabalho.
Faça a manutenção de máquinas e veículos
A manutenção de máquinas é regulamentada pela NR –12, que orienta quanto aos locais de instalação e a realização de ensaios para analisar o funcionamento. É preciso capacitar os funcionários para utilizar cada veículo e ferramenta, fazendo também as substituições e trocas adequadas.
Para além desses cuidados, os ambientes de trabalho devem ser bem sinalizados e as pessoas devem receber treinamentos, palestras e workshops para otimizar a segurança no trabalho.
Não deixe de documentar todos os planos e ações realizadas para garantir a segurança na empresa. Assim, você comprova que o seu negócio faz o necessário para promover um ambiente adequado para os colaboradores.
Espero que tenha gostado de saber mais sobre a segurança no trabalho! Se ficou com alguma dúvida, não deixe de entrar em contato.
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