Atendimento
Segunda a sexta: das 8h às 17h

Qual a Diferença entre Higiene Ocupacional e Segurança do Trabalho?

Postado em: 21/11/2022

Você já se perguntou qual a Diferença entre Higiene Ocupacional e Segurança do Trabalho? Esses dois conceitos são fundamentais para a preservação da saúde e do bem-estar dentro da empresa, mas eles são facilmente confundidos. 

No conteúdo de hoje você vai compreender cada uma dessas áreas e as suas distinções. Tenha uma boa leitura!

qual-a-diferenca-entre-higiene-ocupacional-e-seguranca-do-trabalho

O que é a Higiene Ocupacional?

A higiene ocupacional é um ramo da segurança do trabalho, responsável por controlar a exposição dos trabalhadores aos riscos ambientais. Seu objetivo é identificar, reduzir e proteger contra fatores de risco, que podem ser: 

  • químicos;
  • físicos;
  • biológicos;
  • sonoros;
  • visuais — entre outros. 

É preciso contar com especialistas, que tenham os conhecimentos certos para mapear esses perigos, planejar e implementar medidas de proteção. 

O que é a Segurança do Trabalho?

A segurança do trabalho é uma área ampla, que contempla a higiene ocupacional e outros pontos de cuidado. Ela é responsável, por exemplo, pelas medidas de prevenção de acidentes, identificando os fatores de risco em cada espaço da empresa. 

Os profissionais devem cumprir todas as obrigações da CLT, implementando ações como o PGR (Programa de Gerenciamento de Riscos) e o LTCAT (Laudo Técnico das Condições Ambientais do Trabalho). É preciso identificar e investir nas medidas de prevenção necessárias — como os Equipamentos de Proteção Individuais — e também conscientizar e capacitar os funcionários, para sua própria segurança — a partir de palestras e treinamentos, por exemplo. Tudo isso faz parte das atribuições da área.

Afinal, qual é a diferença entre a higiene ocupacional e a segurança do trabalho? 

Quando falamos da “DIFERENÇA ENTRE HIGIENE OCUPACIONAL E SEGURANÇA DO TRABALHO”, temos que compreender que essas duas áreas se complementam. Ambas buscam adequar o ambiente empresarial para a integridade e o bem-estar dos funcionários, garantindo os direitos dos trabalhadores e, também, preservando a empresa de processos trabalhistas.

A diferença é que a higiene ocupacional é um nicho mais específico da segurança do trabalho, tendo seus aprofundamentos e seus objetivos mais segmentados. É importante contar com especialistas para cada uma das áreas da segurança ocupacional, de modo que faz toda a diferença contratar uma consultoria especializada para orientar seus processos.

Quais são os benefícios da higiene ocupacional e da segurança do trabalho para a empresa?

Além de garantir que o negócio esteja dentro das normas e que seus colaboradores tenham seus direitos atendidos, o investimento em segurança e higiene ocupacional promove: 

  • maior satisfação e qualidade de vida dos funcionários;
  • menor Índice de faltas, afastamentos e rotatividade por motivos de saúde ocupacional;
  • maior produtividade e engajamento das suas equipes, por perceberem que a empresa se preocupa com seu bem-estar. 

Compreender a diferença entre higiene ocupacional e segurança do trabalho é fundamental para a aplicação desses conceitos na prática. No entanto, também é importante compreender os seus pontos em comum e os seus benefícios para a empresa. 

Para saber mais sobre higiene ocupacional, segurança do trabalho e todos os seus processos, não deixe de entrar em contato. Estamos à disposição para te orientar!

 

Leia também:

MEI só pode ter um funcionário? 

O que é NR-12 máquinas e equipamentos?


O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.