Saúde do trabalho: boas práticas de alimentação
Postado em: 06/05/2022
É possível ter uma alimentação equilibrada e balanceada no ambiente de trabalho?
Boas práticas de alimentação são fundamentais e trazem benefícios, tanto para a instituição quanto para o colaborador, com menores taxas de adoecimento e um melhor rendimento nas atividades ao longo do dia. Mas afinal, o que seriam essas boas práticas de alimentação e como isso está relacionado com a saúde no trabalho?
Vamos entender melhor.
Boas práticas de alimentação
As boas práticas de alimentação, segundo a Resolução da Anvisa, são práticas de higiene que devem ser obedecidas pelos manipuladores, desde a escolha e compra dos produtos a serem utilizados no preparo do alimento, até a venda ao consumidor. Seu principal objetivo é evitar a ocorrência de doenças provocadas por alimentos contaminados.
Parasitas e outras substâncias prejudiciais à saúde, entram em contato com o alimento durante a sua manipulação e preparo. As DTAs (Doenças Transmitidas por Alimentos) estão sempre associadas a contaminação desta maneira.
É preciso que a instituição fique atenta a este fato e tome medidas necessárias para evitá-lo. Dessa forma, ela pode oferecer alimentação adequada a todos, sem risco de problemas futuros. Além, é claro, de adotar medidas e estratégias que facilitem uma alimentação saudável para todos.
Alimentação saudável no ambiente de trabalho
Como sabemos, passamos o maior tempo do nosso dia no trabalho. Portanto, os hábitos saudáveis durante este período devem ser sempre valorizados.
E entre estes hábitos, está a alimentação. Longos períodos sem se alimentar, por exemplo, trazem grandes prejuízos, tanto para a saúde quanto para a própria empresa.
De acordo com a própria OMS (Organização Mundial da Saúde), boa parte dos funcionários elevam sua produtividade no ambiente laboral seguindo uma alimentação saudável.
Dessa forma, mesmo na correria, e independentemente se o colaborador faz suas refeições no trabalho ou em casa, o ideal é dar preferência para alimentos como carnes magras, verduras e cereais integrais, evitando alimentos gordurosos, fritos ou processados.
Quer saber mais sobre as boas práticas de alimentação? Entre em contato conosco!