Atendimento
Segunda a sexta: das 8h às 17h

Conheça o significado das cores dos capacetes de segurança

Postado em: 26/09/2022

Os capacetes de segurança são EPI’s (Equipamentos de Proteção Individual) indispensáveis para alguns tipos de serviço. Eles devem ser adequados para o tipo de atividade executada e, também, para a identificação do profissional que os utiliza, sendo importante compreender as diferenças entre os modelos e as cores existentes para esse equipamento.

No conteúdo de hoje vamos discorrer sobre a importância dos capacetes de segurança e sobre o que as suas cores significam. Continue a sua leitura e saiba mais!

conheca-o-significado-das-cores-dos-capacetes-de-seguranca

Qual é a importância do capacete de segurança?

O uso de capacetes de segurança é regulamentado pela NR 06, que aborda as normas referentes ao uso de EPI’s. Ela determina que esse equipamento deve ser utilizado em:

atendimentos de situações de emergência;

situações que exigem medidas de proteção coletiva;

situações em que as medidas de segurança de uma obra não são suficientes para garantir a proteção completa da saúde e da integridade do trabalhador, havendo o risco de acidentes do trabalho ou de doenças profissionais.

Existem diversos tipos de capacete de segurança, feitos com diferentes materiais. Eles devem ser escolhidos de acordo com os riscos de cada tarefa e as necessidades do trabalhador, protegendo-o contra impactos, quedas de materiais da obra, choques elétricos ou mesmo a exposição solar.

Qual é o significado das cores utilizadas nos capacetes de segurança?

A cor do capacete de segurança, como foi dito na introdução do texto, aponta a função do profissional que está utilizando o equipamento, podendo haver algumas variações conforme o contexto do trabalho. Confira a seguir os principais significados das cores:

  • capacete branco ou cinza — engenheiros, estagiários, técnicos, mestres de obra e encarregados;
  • capacete verde — serventes e operários;
  • capacete azul — pedreiros;
  • capacete marrom ou amarelo— visitantes;
  • capacete laranja — eletricistas;
  • capacete vermelho — bombeiros ou carpinteiros de forma;
  • capacete preto — operador de máquinas ou técnicos de segurança do trabalho.

Quem precisa fornecer o capacete de segurança aos trabalhadores?

Os capacetes de segurança devem ser fornecidos pela empresa para os seus trabalhadores, devendo cumprir com algumas normas para garantir a sua proteção:

  • os capacetes devem ter selos de segurança reconhecidos pelos órgãos regulamentadores, contando também com um Certificado de Aprovação;
  • a empresa deve ficar atenta à data de validade do capacete, trocando-o antes que esse período se encerre;
  • os capacetes devem passar por inspeções regulares e ser substituídos em casos de rachaduras ou de outras alterações que prejudiquem a sua função;
  • os capacetes devem ser higienizados e armazenados adequadamente, evitando danificações;
  • quando acabar o prazo de validade, os capacetes devem ser descartados de maneira apropriada.

Outros cuidados fundamentais incluem ensinar os trabalhadores a utilizarem o capacete da forma correta e conscientizá-los quanto à importância desse EPI. É preciso adotar medidas para que os equipamentos de proteção sejam sempre utilizados pelos seus funcionários, garantindo a sua segurança e o cumprimento das responsabilidades da empresa. Essas medidas podem envolver palestras de conscientização e diálogos diários sobre a segurança no trabalho, por exemplo.

Agora você conhece a importância do capacete de segurança e o significado das suas cores nas obras! Se ficou com alguma dúvida sobre esse equipamento, é só entrar em contato!


O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 1 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.