Como a automação e a inteligência artificial influenciam na implementação do e-Social?
Postado em: 24/07/2023
Você já imaginou ter acesso a documentos inteligentes e acompanhar em tempo real tudo o que acontece na sua empresa? A busca pela eficiência no ambiente de trabalho é uma prioridade para os gestores e, para muitos, isso pode parecer até um sonho distante. No entanto, a realidade é que a inteligência artificial já está presente, inclusive no Brasil, para melhorar o desempenho de diferentes tipos de negócios.
Implementar uma gestão efetiva, utilizando a inteligência artificial (IA) para prevenir possíveis erros, é uma estratégia essencial na redução de perdas e no aumento da produtividade de empresas, comércios e indústrias. Descubra aqui como o uso de data mining (tecnologia utilizada para localizar padrões, conexões, correlações ou anomalias em uma grande quantidade de dados) e as análises preditivas (processo de usar dados para prever resultados futuros) pode melhorar a performance empresarial.
A inteligência artificial possibilita o acesso a informações precisas sobre a organização, incluindo metas, prazos limites, identificação de processos que não estão sendo desempenhados conforme o esperado. Essas informações podem ser enviadas para o smartphone do gerente, permitindo uma intervenção rápida e eficiente.
Através da IA, é possível expandir ainda o acesso a documentações e relatórios para os funcionários, proporcionando uma visão abrangente da produtividade, tempo dedicado a horas extras, reuniões, entre outros aspectos relevantes. Com isso, o administrador consegue identificar oportunidades de melhorias e implementá-las de maneira proativa, impulsionando assim o desempenho da equipe.
Com isso, por meio da análise dos dados, a companhia pode adotar ações direcionadas, embasadas em informações precisas, com o objetivo de impulsionar a eficiência operacional e elevar a produtividade.
Manter a documentação atualizada, cumprir prazos e atender às obrigações impostas pelo governo são elementos fundamentais para os profissionais de Recursos Humanos (RH). Em particular, em um cenário em que as responsabilidades e normas, como o eSocial – Sped, estão em constante expansão.
O eSocial – Sped é uma das exigências regulatórias que afetam as empresas, especialmente na área de RH. Estar em conformidade com essa normativa é crucial para garantir a conformidade legal, evitar penalidades e manter a integridade das operações.
Aprimorando a gestão de documentos com a inteligência artificial
A gestão documental ganha uma nova dimensão com a inteligência artificial. Com a capacidade de alertar sobre prazos iminentes e necessidades de ações importantes, a IA torna seus documentos mais inteligentes. Essa vantagem é possibilitada pela análise automatizada de grandes volumes de dados, garantindo a eliminação de fraudes e cálculos incorretos.
Ao aplicar a inteligência artificial, é viável automatizar processos de monitoramento e notificação, mantendo você sempre atualizado e agindo proativamente para cumprir prazos e obrigações. Essa estrutura não apenas aprimora a qualidade de pessoas e processos, mas também reduz custos, otimiza tarefas e impulsiona os resultados em todas as camadas da organização.
O que é eSocial?
O eSocial, um dos pilares do Sistema Público de Escrituração Digital (Sped), é um sistema que busca modernizar o cumprimento das obrigações acessórias unificando o envio das informações fiscais, previdenciárias e trabalhistas das empresas de forma totalmente digital.
O eSocial é um projeto desafiador. Primeiro, pela sua dimensão, já que une diversos órgãos federais, além de envolver todas as empresas e colaboradores.
O segundo ponto é que o programa permite que seja enviado um conjunto de informações para um único lugar, o Ambiente Nacional do eSocial, de forma totalmente online.
Vale ressaltar que o eSocial não muda a legislação, apenas tem como objetivo gerar mais controle, transparência e confiabilidade das informações enviadas ao Governo.
Por isso, para as organizações, o eSocial exige uma revisão dos processos de RH, Administração de Pessoal, Medicina e Segurança do Trabalho, Jurídico e Tributário, devido à maior exposição de seus dados.
Como obter melhor desempenho com a IA?
Ao analisar a eficiência da empresa por meio de indicadores-chave de desempenho (KPIs), você pode avaliar tanto o desempenho dos processos quanto o das pessoas. Isso permite iniciar um processo contínuo de aprimoramento, alinhando todo o perfil organizacional.
Com a ajuda da inteligência artificial (IA), é possível receber alertas sempre que uma meta estiver em risco de não ser alcançada, além de distribuir avisos e notificações para diferentes cargos e níveis dentro do setor ou empresa.
Esses são apenas alguns exemplos de como a IA pode ser aplicada em diversas áreas da organização. É possível analisar estoques, identificar perdas causadas por erros, monitorar o fluxo de vendas dos produtos e fazer análise de riscos. Através de alertas regulares, você pode ser informado sobre mudanças necessárias e corrigir erros que poderiam levar dias para serem detectados.
Entender como a IA traz inteligência aos seus documentos, ajuda a otimizar o tempo e organizar prazos, normas legais e procedimentos detalhados que, no dia a dia, poderiam passar despercebidos.
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