Atendimento
Segunda a sexta: das 8h às 17h

Qual a importância da gestão ocupacional?

Postado em: 16/11/2022

A gestão ocupacional é uma especialidade que estuda o impacto que o ambiente de trabalho causa na saúde dos funcionários. Apesar de sua importância para as empresas, muitas vezes, ela não é implantada como deveria e a corporação não desfruta dos seus benefícios. 

Entre os resultados da implementação dessa cultura, é possível listar a redução do índice de absenteísmo e dos custos, em função da redução das chances de doenças ocupacionais entre os colaboradores.

Qual a importância da gestão ocupacional

Por isso, a gestão ocupacional anda de mãos dadas com a Medicina do Trabalho para identificar como o ambiente ocupacional pode interferir na saúde dos trabalhadores.

Um gestor ocupacional trabalha para desenhar um plano de ação eficiente, considerando não apenas os riscos da empresa, mas também os índices de afastamento e processos trabalhistas.

As medidas a serem tomadas mudam conforme o segmento e porte da instituição. É importante lembrar que os focos dessa investida são:

▶️ Eliminar as causas de acidentes;
▶️ Reduzir os valores de recolhimento;
▶️ Corrigir as irregularidades;
▶️ Oferecer qualidade de vida aos funcionários.

Investir na saúde e segurança do trabalho é sinônimo de preocupação com o bem-estar dos profissionais. A redução de gastos é consequência de quem investe em gestão ocupacional. O resultado principal: diminuição de afastamentos, acidentes e ações judiciais.

Dúvidas? Ligue para a CLIMEC, empresa especializada em Medicina e Segurança Ocupacional.


O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.