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A Importância da Medicina Ocupacional (SSMA)

A Medicina Ocupacional (SSMA), conhecida anteriormente por Medicina do Trabalho, faz toda a diferença para uma empresa. Muito além de garantir a conformidade legal, ela se encontra ligada também à promoção de um bom clima organizacional e com o engajamento do capital humano.

A seguir você vai compreender melhor do que se trata esse conceito, conferindo seus benefícios e algumas dicas iniciais para implementá-lo no seu negócio. Vamos lá?

O que é Medicina Ocupacional (SSMA)?

A Medicina Ocupacional é uma área especializada que foca na prevenção de doenças ocupacionais e na promoção da saúde dos colaboradores. O seu objetivo é reduzir os riscos envolvidos no ambiente e nas atividades laborais, promovendo condições adequadas para o bem-estar e a integridade dos profissionais de modo geral. O termo anteriormente utilizado era medicina do trabalho e, com as evoluções na área, passou a ser utilizado o termo Medicina Ocupacional (SSMA).

SSMA é a sigla para Segurança, Saúde e Meio Ambiente, sendo um termo mais atual para um conjunto de políticas e normas que as empresas adotam para melhorar as condições de trabalho, proteger os funcionários e o meio ambiente, cumprir as leis e regulamentações. O SSMA também pode ajudar a equilibrar a produtividade e responsabilidade corporativa.

Com a aplicação de práticas adequadas de Medicina Ocupacional (SSMA), a empresa desfruta de um menor absenteísmo (falta de funcionários) no dia a dia e de menores custos com acidentes e rescisões. Ao mesmo tempo, os colaboradores aproveitam uma rotina mais agradável, segura e otimizada.

Principais fatores que compõem a Medicina Ocupacional (SSMA)

Para explicar melhor tudo que está envolvido nessa área, vamos comentar alguns dos seus principais aspectos. Confira!

Exames Ocupacionais

Fazem parte dos exames ocupacionais os:

  • exames admissionais;
  • exames periódicos;
  • exames de retorno ao trabalho;
  • exames de mudança de função;
  • exames demissionais.

Eles são parte fundamental dos cuidados com a saúde dos profissionais, permitindo identificar precocemente problemas, evitar que as funções tragam algum prejuízo para os trabalhadores e garantir que os indivíduos tenham seus direitos respeitados desde sua entrada até sua eventual saída da empresa.

Esses exames são essenciais para programas como o PCMSO e o PGR, além de influenciar na elaboração de laudos como o LTCAT e, inclusive, nos registros do eSocial.

Ergonomia no Ambiente de Trabalho

A ergonomia, de forma geral, tem a intenção de adaptar as condições de trabalho às necessidades físicas e psicológicas dos colaboradores. Assim, ela pede desde cuidados com a escolha do mobiliário, até medidas para o controle de ruídos e a implementação de pausas para descanso, por exemplo.

Essa área deve considerar as características específicas de cada função exercida na empresa para as devidas adaptações. Além disso, também é importante considerar as particularidades de cada funcionário, pois as pessoas têm necessidades distintas que deveriam ser respeitadas. Um colaborador pode ter altura diferente do outro ou ter um problema de coluna específico, entre outras demandas, necessitando de ajustes especiais em sua cadeira ou mesa de trabalho.

Prevenção de Acidentes e Doenças

Uma missão fundamental da Medicina Ocupacional (SSMA) é identificar, controlar e reduzir riscos que exponham os colaboradores a doenças ou acidentes laborais. É preciso que o ambiente e as atividades realizadas pelos funcionários sejam regularmente avaliados para identificar novos perigos, tomando-se as medidas de proteção adequadas.

Legislação e Normas Regulamentadoras

É fundamental ter conhecimento da legislação envolvida na Medicina Ocupacional para manter sua empresa alinhada e atualizada com suas obrigações. Confira algumas das principais considerações envolvidas nesse contexto!

NR7

A NR 7 é a norma que estabelece o Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO). Entre as medidas que ela promove, está a realização dos exames ocupacionais com o objetivo de acompanhar a saúde dos colaboradores periodicamente, evitar que realizem uma função para a qual não estejam aptos e garantir que profissionais e empresas tenham seus direitos preservados inclusive em processos de contratação e demissão.

eSocial e ASO

O eSocial é um sistema voltado para a unificação e centralização de informações das empresas, incluindo informações relacionadas à saúde ocupacional. As organizações devem manter registros de seus funcionários e de medidas adotadas para promover e proteger sua saúde e bem-estar.

Já o ASO é o Atestado de Saúde Ocupacional: um documento que faz parte do PCMSO, com o objetivo de comprovar a aptidão do colaborador para exercer suas funções.

Como implementar a Medicina Ocupacional (SSMA) na empresa?

Confira como realizar a implementação da MEDICINA OCUPACIONAL (SSMA):

Primeiros Passos

O passo inicial é compreender a legislação que se refere à “Medicina Ocupacional (SSMA)” e à segurança ocupacional. É interessante contar com especialistas nesse aspecto para garantir que sua empresa tenha a melhor aplicação possível das leis, garantindo seus direitos e os de seus funcionários.

Para além disso, algumas medidas fundamentais incluem:

  • Avaliação e controle de riscos laborais: É importante que a empresa compreenda os riscos envolvidos em cada um de seus ambientes e cada uma de suas atividades, adotando então medidas de prevenção, controle e eliminação desses perigos;
  • Criação de uma política de saúde e segurança ocupacional: Faz toda a diferença que a empresa tenha uma política clara com normas e critérios de saúde e segurança ocupacional, que devem ser consideradas em cada tomada de decisão e em cada processo no dia a dia;
  • Investimento em boas práticas: As medidas de prevenção e controle de riscos devem envolver práticas de ergonomia e de saúde mental, por exemplo, entre outros fatores que a empresa perceber como necessário. Ela deve adotar cuidados em sua rotina e também fornecer treinamento para os colaboradores, para que eles desenvolvam os conhecimentos e habilidades necessários nesse sentido.

Parcerias com Entidades Especializadas

As empresas podem fazer parcerias com entidades especializadas em medicina ocupacional (SSMA) para uma melhor implementação dessas práticas em seu dia a dia. Os especialistas ajudam a compreender e aplicar a legislação de maneira mais precisa, além de compreender as especificidades da companhia e ajudar a desenvolver, assim, as melhores práticas de saúde e segurança ocupacional para o seu contexto.

FAQ (Perguntas Frequentes)

Agora que já trouxemos uma visão geral sobre os principais temas envolvidos na área da medicina ocupacional e da saúde ocupacional, vamos comentar algumas das perguntas mais frequentes sobre o assunto, para resumir e facilitar ainda mais a compreensão desses conceitos!

A Medicina Ocupacional é uma especialidade focada na prevenção de doenças ocupacionais e na promoção da saúde e do bem-estar dos colaboradores. Ela visa garantir os direitos da força de trabalho em relação à sua integridade física e psicológica, trazendo requisitos e orientações para que as organizações ofereçam as condições laborais adequadas.

Os principais exames ocupacionais incluem exames admissionais, periódicos, de retorno ao trabalho, de mudança de função e demissionais. Eles ajudam a garantir que os funcionários estejam aptos para suas funções, favorecendo a segurança e o bem-estar dos colaboradores, ao mesmo tempo em que evita processos e custos para a empresa.

A Medicina Ocupacional chama a atenção das empresas para a saúde e a integridade física de seus colaboradores, fazendo com que tome medidas adequadas para preservar e promover esses aspectos.

A legislação sobre saúde e segurança do trabalho inclui normas regulamentadoras que estabelecem diretrizes para a implementação de práticas de saúde e segurança ocupacional. No Brasil, por exemplo, temos normas como a NR 7, que traz a implementação do PCMSO, contando com esse e outros programas para definir as melhores práticas no dia a dia e no ambiente laboral.

Conclusão

A Medicina Ocupacional (SSMA) faz toda a diferença para o dia a dia dos colaboradores e para o desempenho de uma empresa a curto, médio e longo prazo. Trata-se de algo que vai muito além de um requisito legal, abrangendo um conjunto de práticas e possibilidades que evita uma série de problemas e promovem resultados muito mais satisfatórios.

Não espere até que acidentes ou doenças atinjam a sua equipe. Invista agora mesmo na saúde dos seus colaboradores, entrando em contato conosco para conhecer nossas soluções!